Linha de assunto no email marketing e como persuadir o consumidor

O uso de ferramentas como e-mail marketing é muito comum entre os profissionais de e-commerce. O baixo custo, a rapidez na execução e facilidade com que os resultados podem ser mensurados são grandes atrativos. Para aproveitar todos os recursos que a ferramenta oferece de forma eficiente, o profissional deve estar atento a alguns detalhes para evitar falhas que possam comprometer o resultado de suas campanhas. Um dos grandes entraves nesse sentido é a escolha do assunto (subject) do e-mail a ser enviado.

video-desenvolvimento-de-site  assista o vídeo resumido da ferramenta de e-mail Marketing


Um bom assunto requer desenvolvimento de pesquisa e estratégia; ele quem vai fazer o internauta abrir ou não a mensagem. Além disso, é crucial para o sucesso de qualquer ação por e-mail, entender as necessidades e o comportamento da sua base de contatos e oferecer ao público alvo o que ele quer receber em sua caixa de e-mails, no momento mais oportuno. O que faz do e-mail marketing um diferencial é, que, basta um clique para você se aproximar do seu público.

Caso possua conhecimento sobre Campanhas e e-mail Marketing e prefira você mesmo administrar seu Mailing, veja nossos Planos de e-mail Marketing
Segundo o gerente de comunicação e afiliados da E-Goi – empresa portuguesa e plataformas de marketing multicanal – Hugo Pascoal, é importante perceber que o primeiro contato entre destinatário e e-mail marketing é justamente o assunto nele contido. “É nesse momento que o receptor da mensagem decide se irá ou não abrir o email. Por isso o remetente deve ser objetivo e ao mesmo tempo criativo, para que seu email não seja apenas mais um entre as centenas que chegam todos os dias às caixas de correio eletrônico”, ressalta Pascoal.

Existem inúmeras técnicas avançadas utilizadas no e-mail marketing, contudo, o efeito que uma linha de assunto pode causar não deve ser subestimado, diz relatório apresentado em agosto pela Adestra – empresa especializada em e-mail marketing. A pesquisa analisou diversas campanhas de e-mail mkt, cada uma com mais de cinco mil e-mails disparados por grandes empresas varejistas, totalizando 932 milhões de e-mails em um período de seis meses.

box-email-marketing-mini
 conheça o e-mail Marketing e SEO no Google. Ferramentas para Envio de mala direta e Gestão de SEO!



O velho ditado “o conteúdo é rei” ainda é válido, de acordo com o relatório, mas quando se trata de linhas de assunto, se torna mais complexo, pois é necessário transpor todo o conteúdo do e-mail em menos caracteres que um tweet. Segundo o estudo – maior já realizado sobre o tema – as linhas de assunto possuem um efeito massivo (tanto positivo, quanto negativo) nas taxas de resposta das campanhas.

Em outro estudo, realizado pela Return Path, foi descoberto que a taxa de abertura de e-mails com linhas de assunto que possuíam menos de 49 caracteres foi 12,5% maior do que as que continham 50 caracteres ou mais. Já a taxa de cliques em assuntos mais curtos foi 75% maior (índice referente ao percentual de pessoas que clicaram no e-mail). No entanto, a Alquimia Worx apontou que, apesar das linhas de assunto com menos de 60 caracteres serem as mais abertas, as taxas de cliques também tiveram bom desempenho em e-mails com mais de 70 caracteres no assunto.

video-desenvolvimento-de-site  assista o vídeo resumido da ferramenta de e-mail Marketing


A pesquisa realizada pela Adestra mostra a diferença relativa entre a taxa de abertura de campanhas com até 10 caracteres na linha de assunto e a taxa média geral. A primeira apresenta aumento superior a 15% se comparado com a taxa média de todas as demais linhas de assunto. Quando se trata de e-commerce, os dados da pesquisa são paradoxais. De acordo com o relatório, tanto a escolha por linhas de assunto curtas quanto longas possuem um bom desempenho. O que deve ser considerado, nesse caso, são os objetivos do envio do e-mail, para em seguida, construir a linha de assunto.

A pesquisa aponta que o comércio eletrônico é como um catch-22 – expressão usada para designar uma situação que apresenta alternativas indesejáveis. No e-commerce, quando as taxas de abertura de e-mails sobem, as taxas de cliques descem, quando as taxas de abertura descem, as de cliques sobem. De acordo com o relatório, linhas de assuntos com média de 70 e 90 caracteres, mesmo que tenham expressividade em relação a cliques, contém apenas o espaço para incluir uma oferta pouco descritiva.

“Um subject demasiado pequeno pode não ser suficiente para descrever o conteúdo, mas demasiado grande pode fazer com que se perca o interesse de o ler, mas este e praticamente todos os fatores devem ser sempre testados através dos split-testings com algumas variantes do assunto e perceber o que funciona melhor para cada um”, explica o executivo da E-Goi.

Outro fato curioso relacionado ao e-commerce é que em alguns campos da pesquisa os espaços estão em branco. O exemplo disso está na análise do tamanho do assunto por caracteres, na qual as mensagens com menos de dez letras não tiveram estatísticas significativas por conta do baixo uso. Assuntos com 120, 130, 140 e 150 caracteres também não foram inclusos por falta de resultados. Um dado positivo é que, ao comparar o percentual de e-mails abertos e a média enviada, os que continham até 110 caracteres obtiveram 122.4% a mais de efetividade.

Caso possua conhecimento sobre Campanhas e e-mail Marketing e prefira você mesmo administrar seu Mailing, veja nossos Planos de e-mail Marketing
É evidente que, no comércio online, nem todas as ofertas devem ser criadas igualmente. As palavras “cupons” e “comprovante” foram arruinadas por sites de compras coletivas e por isso, seu retorno é ineficiente. No entanto, fornecer informações específicas sobre a oferta parece conduzir ambas a aberturas e cliques. Por exemplo, “% Off” e “venda” revelaram-se expressões eficazes, bem como “grátis”, todas com desempenho de 60% superior na comparação de e-mails abertos e a média enviada. Ao promover uma oferta, o anunciante deve ser claro sobre o que está oferecendo.

Para Pascoal, segmentar a linha de assunto é, de fato, um dos aspectos que mais pode influenciar a taxa de aberturas de e-mails e, conseqüentemente, o volume de vendas de um site de compras. “De uma forma geral, é importante ser relevante para atender às expectativas do cliente. O conteúdo deve corresponder ao que foi anunciado no assunto”, afirma. “No email marketing para compras coletivas, podemos verificar os piores exemplos, onde a oferta não é direcionada para segmentos específicos da base de dados, sendo muitas vezes segmentada por região, interesses, entre outros”.

O gerente comenta que uma das técnicas que podem ajudar a aumentar os resultados no e-commerce, é estimular o cliente a interagir com promoções relâmpago: “50% de desconto nas primeiras 5 TV adquiridas hoje” ou “só faltam 20 pontos para receber seu bônus”. Pascoal diz que o varejista deve, além das promoções, fazer o cross-selling e oferecer demais produtos e/ou acessórios após o cliente ter comprado o produto. “Confira nossos acessórios para seu Iphone 4?, explica. “Personalizar o e-mail com o nome do destinatário no assunto, embora, hoje seja algo banalizado, sempre ajuda a destacar seu email dos demais. Enfim, criatividade é a palavra de ordem”, finaliza Pascoal.

Fonte: ecommercenews

A 2BWEB implementa o sistema de Marketing Digital (Mail Marketing) integrado ao seu website.

Solicite um orçamento ou CONTRATE CUSTOMIZANDO SEU ORÇAMENTO

Video relacionado

Produtos 2BWEB

Conheça nossos produtos e solicite um orçamento sem compromisso

desenvolvimento-de-site-seo  SEO Google Otimização

desenvolvimento-de-site-help-desk  Help Desk de Atendimento

desenvolvimento-de-site-e-mail-marketing  e-mail Marketing completo

desenvolvimento-de-site-loja-virtual  Loja Virtual & e-Commerce

desenvolvimento-de-site-completo  Site Completo Gerenciável

FacebookTwitterGoogle BookmarksTechnorati

Enquete

O site de sua empresa é Responsive ou Responsivo?

Pesquisar em nosso Site

Mais sobre a 2BWEB

Todos os produtos desenvolvidos na 2BWEB, desde websites, Sistemas de Gestão, Lojas Virtuais de e-Commerce, Campanhas de Marketing Digital e Sistemas de Help Desk são 100% WEB desde 1998. Armazenamos os dados em uma  infraestrutura de altíssima segurança e redundância permitindo nossos clientes acessarem 24 horas seus ambientes Web. Venha usufruir deste mundo conosco, será um prazer lhe servir. Att. Equipe 2BWEB
Solicite um orçamento ou CONTRATE CUSTOMIZANDO SEU ORÇAMENTO


Fale Conosco pelos telefones +55 (11) 4680-3706 ou

nos USA pelo: 00xx 1 (908) 718 0007 

Aviso Legal

Mais sobre Criação de Sites

  • Criação de sites para venda de roupas, acessórios, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos ou qualquer outro produto ou serviço.
    Comércio eletrônico deve movimentar R$ 39 bilhões este ano. Só no primeiro semestre, o setor já registrou um faturamento de R$ 16 bilhões, um aumento de 26% em relação ao ano passado. Criação de site gerenciável, flexível, com Google SEO, Sistema de Atendimento…
  • Criação de site flexível para a Pousada Portal da Barra
    Com prazer que anunciamos a veiculação de mais um site Flexível, desta vez para a Pousada Portal da Barra em Marataízes ES. O site possui sistema de Google SEO já posicionado na primeira página do Google pela pesquisa [ Pousada em Marataízes ], Sistema de…
  • Criação de sites para pequenas empresas e compatível com celular
    Criação de sites para pequenas empresas e compatível com celular! Nós da 2BWEB desenvolvemos sites gerenciáveis desde 1998 e responsivos (flexíveis) desde 2009 quando este termo nem mesmo era conhecido, porém, desde 1998 sempre nos preocupamos com a adaptação dos sites nos tamanhos…
  • Falhas comprometedoras em Lojas Virtuais
    Cada dia que passa a competição está mais acirrada no mercado online, logo é crucial ter uma loja virtual poderosa e funcional. Uma maneira de facilitar isso é evitar erros comuns em seu conteúdo, funcionalidade e layout.Mensagens que não sejam confusasUsuários de internet estão…
  • 2BWEB implementa ERP WEB OpenERP com Administrador de Site integrado.
    A 2BWEB possui software erp web exclusivo desenvolvido 100% para ser utilizado pela Internet através de um simples navegador como o Firefox ou Internet Explorer. Seguindo uma tendência e para atender clientes de diversos portes a 2BWEB se especializou em implementar e customizar o OPENERP.…
  • SEO & Redes Sociais em Sr. Empresário não confunda o significado!
    Empresário, é de extrema importância que não confunda os ambientes SEO e Redes Sociais, pois mesmo sendo passíveis de trabalharem para o mesmo objetivo, são extremamente diferentes em sua manipulação. SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações que quando executadas corretamente podem otimizar…
  • Tic-tac, você tem 5 segundos para manter um novo visitante em seu site.
    Estamos aqui para garantir que seus visitantes não apenas fiquem mais tempo, mas também se transformem em clientes. Queremos ajudá-lo a crescer o seu negócio online. Nós trabalhamos a qualidade de um site e sua eficácia.Um site pode ser uma ferramenta essencial para o seu…
  • Sua empresa vendendo mais pela Internet
    Trataremos de um assunto muito questionado na atualidade; "Como vender pela Internet!" Existem muitas soluções e respostas, empresas que fornecem serviços, nuvem de e-commerce e profissionais especializados. O que acontece com muita frequência e vem acontecendo em escalas maiores é a falta de informação empresarial…
  • Sistema de Gestão Empresarial ERP WEB
    SISTEMA SOFTWARE ERP e CRM com tecnologia 100% WEB Desenvolvemos e implementamos ERP WEB / CRM para Gestão de sua Empresa com "opção" de integração ao seu site em escalas de complexidade variadas dependendo da necessidade de sua empresa.
  • Empreendendo em 2017 com a criação de site para sua empresa
    Empreendendo em 2017 com a Criação de Site ou Loja Virtual para sua Empresa! Crie seu site com loja virtual conosco em 2017 e receba o primeiro mês de hospedagem gratuito! Ideal para negócios e empresas que desejam iniciar um novo site. Nosso sistema de…
  • Empresas com forte presença na internet podem crescer até 30% mais que a concorrência
    O evento Café COM Internet realizado nessa quinta-feira (14/06), em Porto Alegre, na sede da Federasul, reuniu um grande público interessado em descobrir as melhores estratégias em marketing digital para o meio empresarial. Com o tema “A Comunicação na Era do Consumidor Digital”, as palestras…
  • Como criar seu próprio site Flexível, Responsivo, compatível com celular
    Criação de site gerenciável, responsivo e flexível! Para 2016 a 2BWEB oferece planos novos econômicos (a partir de R$69,00 mensais) para criação de sites flexíveis onde o Cliente cria seu próprio site utilizando nosso Painel de Controle. É um processo muito simples, assista…
Recuar